segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Segunda etapa do Censo Escolar começa nesta quarta-feira

Escolas das redes pública e privada devem enviar os dados até o dia 12 de março


A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, tem início a segunda etapa do Censo Escolar 2011, uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira etapa foi concluída em novembro do ano passado.

Como explica o diretor de apoio técnico às redes da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, para dar mais celeridade e melhoria das informações prestadas, foi estabelecido um sistema de colaboração entre a Undine, Sindicato das Escolas Particulares e Secretarias municipais de Educação.

“Esse regime de colaboração foi fundamental para agilidade do processo, bem como mais adesão das instituições particulares”, esclarece Ricardo Menezes, destacando ainda que, com isso, houve uma mobilização bem maior das escolas privadas.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Orlando Barbosa, da Gerência de Estatística Educacional da Secretaria da Educação, afirma que a segunda etapa consiste em complementar as informações do Censo Escolar 2011. “Vamos obter os rendimentos e movimentos de todos os alunos matriculados tanto na rede pública como na rede particular de ensino”.

Segundo Orlando, as informações que serão repassadas são fundamentais para o fechamento do Censo Escolar 2011. “A base dos dados servirão para o cálculo do Ideb e para a transferência de recursos do governo federal para as escolas”.

Durante a segunda etapa do Censo Escolar 2011 serão informados dados sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos. O período de retificação dos dados finais do Censo 2011 será de 19 de março até 4 de abril.

As escolas irão encaminhar os dados colhidos no Censo por meio do Sistema Educacenso para o endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br, no período de 1° de fevereiro até o dia 12 de março. 

Para mais informações e possíveis dúvidas, a Secretaria da Educação e do Esporte de Alagoas disponibiliza os fones:             (82) 3315-1264       e 3315-1265. 




Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário