sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conselho de Medicina anuncia visitas hoje em unidades de saúde estaduais

Presidente do Conselho Federal deve vistorias HGE e ambulatórios para avaliar práticas médicas


O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d’avila, pretende fazer visitas a unidades de saúde estaduais, durante a tarde desta sexta-feira (03), para analisar o atendimento a pacientes. As vistorias acontecem em meio à programação do lançamento de um manual que estabelece regras para a publicidade médica. 

De acordo com o presidente, a obra lançada hoje – e que motivou a vinda do presidente do Conselho a Maceió – consta proibições e posturas que o profissional de medicina deve ter diante da população, em respeito à informação e à publicidade. 

Entre as proibições elencadas, o manual estabelece a recomendação de que profissionais da medicina não participem de concursos para profissional destaque, por ser uma forma de auto-promoção. Além disso, evitar uso de imagem de paciente em peça publicitária, ofertas de serviço por meio de consórcio, propaganda enganosa ou sedutora no intuito de sugerir que o resultado de determinadas terapias ainda em fase experimental são positivas. Tudo para, segundo o médico, não gerar falsa expectativa no paciente. 

“Em geral, vamos fazer divulgação como forma de prestar esclarecimento sobre tratamentos pra os quais já existem, com segura comprovação científica, atendendo aos preceitos éticos da profissão”, explica. 

Em meio ao lançamento do livro, Roberto Luiz d’avila também disse que aproveitaria o momento para fazer visitas, hoje, no Hospital Geral do Estado (HGE) e em ambulatórios escolhidos. “A saúde em Alagoas não é tão diferente do restante do Brasil. É realmente precária. E o Conselho está alerta e de olho na situação. Por isso vamos fazer visitas para observar in loco a realidade”, acrescenta. 






Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário