segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rede oferece curso gratuito de empreendedorismo em Maceió

Palestrante e consultor Luiz Arnaldo Biagio também lança livro no evento


Dando início às atividades em 2012, a Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE) realiza no Campus A.C. Simões, nos dias 8 e 9 de fevereiro, treinamento gratuito voltado a professores universitários e do ensino médio, gestores públicos e interessados no tema. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/wY58oH .

A “Oficina do Empreendedorismo” será ministrada pelo professor Luiz Arnaldo Biagio, doutor em Engenharia de Fabricação pela Universidade de São Paulo (USP). O treinamento acontece no auditório da Reitoria, tem carga horária de 16 horas e dispõe de 60 vagas. Só serão aceitas as inscrições de interessados com disponibiliadde de participar em tempo integral do evento.

“O curso é integralmente gratuito e aberto à comunidade empreendedora de Alagoas. Queremos a participação de todos os interessados no tema, sejam ou não do meio universitário, porque o empreendedorismo é sem dúvidas uma das iniciativas que precisam ser estimuladas em nosso Estado”, afirma Josealdo Tonholo, professor da Ufal e um dos coordenadores da RAIE.

O curso será realizado das 9h às 18h e abordará tópicos como fatores de fracasso e sucesso de empreendedores, análise de mercado, desenvolvimento de produtos, estratégias de posicionamento, entre outros itens estratégicos para o desenvolvimento de uma empresa inovadora e com alto potencial de crescimento. Pró-reitoria de Pequisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal vai emitir os certificados aos participantes que tiverem 100% de presença na atividade.

Convidado

Luiz Arnaldo Biagio é um dos mais renomados consultores brasileiros em empreendedorismo e negócios inovadores por meio da cultura da incubação de empresas. Diretor da Intellecto Consultoria e Treinamento Ltda, Biagio foi gerente do Programa de Investigação Tecnológica (PIT) da Agência USP de Inovação e gerente da incubadora de empresas de Itu, vinculada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Na próxima quinta, 9, às 18h, Biagio lança dois de seus livros no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões. O primeiro tem como título Empreendedorismo - Construindo seu projeto de Vida e o segundo, Plano de Negócios: Estratégias para Micro e Pequenas Empresas, editados pela editora paulista Manole. O lançamento contará com sessão de autógrafos e palestra sobre o tema “Cultura Empreendedora”.

A “Oficina de Empreendedorismo” e o lançamento das obras de Biagio, realizados em Maceió, integram o projeto da RAIE. O apoio é da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a organização em Alagoas é da Propep, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal.

Projeto RAIE

A RAIE é um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Finep.

Como meta geral, o objetivo da RAIE é fomentar e induzir ações no campo do empreendedorismo e da incubação de empresas, passaportes para o desenvolvimento por meio de Ciência e Tecnologia (C&T), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação.

Como principal executora da RAIE está a Ufal. Também são executores da rede o Centro Universitário Cesmac (Cesmac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).






Fonte: Ufal

Nenhum comentário:

Postar um comentário