sexta-feira, 20 de julho de 2012

Missa celebra aniversário de morte do Pe. Cícero

Tradição se renova a cada ano com mais uma romaria na cidade considerada "santa" por devotos do Pe. Cícero



A missa em sufrágio da alma de Padre Cícero, nos 78 anos de sua morte, reuniu cerca de 50 mil fiéis na manhã desta sexta-feira (20), segundo estimativas da Secretaria de Turismo e Romarias. A liturgia voltou ao seu local de origem no adro da Capela do Socorro e foi transmitida para todo o Brasil através de um pool de emissoras de rádio e TV. O bispo dom Fernando Panico presidiu a concelebração e voltou a falar sobre o processo de reabilitação do Padre Cícero. Ele rogou a oração de todos para que o veredicto do Vaticano seja abreviado e positivo. A missa está inserida na programação comemorativa pelos 101 anos de Juazeiro do Norte coordenada pela SETUR.
No final da tarde desta quinta-feira chegou ao município o “Pirilampo” (foto acima)que é o carro mais iluminado do mundo que veio de Ilhéus (BA) e estacionou na Praça do Giradouro, mas vai percorrer as ruas da cidade. O antigo Opala conta com cerca de 1.300 lâmpadas e deve ir para o livro dos recordes. No período da noite houve sessão solene no auditório do Memorial Padre Cícero quando ocorreu homenagens as instituições construtoras da Cidade Centenária. O ato foi presidido pelo secretário José Carlos dos Santos. O gerente do BNB, Félix Viana, em nome dos homenageados. Além de compor a mesa, ele falou em nome das 50 instituições homenageadas quando lembrou a passagem dos 60 anos do Banco do Nordeste naquela data e a parceria da instituição no Centenário de Juazeiro. Citou o apoio na edição e reedição de 20 livros da Coleção do Centenário, a reimpressão de 100 cordéis e a festa pelos 100 anos da Imprensa juazeirense relançando a primeira edição do Jornal O Rebate. Félix parabenizou a iniciativa da prefeitura com as homenagens e o reconhecimento.
Logo após a missa de Padre Cícero na manhã de hoje, houve a reinauguração do Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto na Rua Padre Cícero, 147 onde o mesmo residiu. A prefeitura inaugurou a cozinha comunitária do Horto e programou para a tarde desta sexta-feira as inaugurações da Praça no Sítio Carás do Umari e a Quadra de Esportes na Vila São Francisco. Ás 19h30min acontece o lançamento da Coleção Centenária dos Cordéis, com a participação dos artistas da cultura popular e show cultural na Praça Padre Cícero. 
Nossa colaboradora Pautília Ferraz esteve compareceu à celebração da missa do dia 20 colheu estes bonitos flagrantes fotográficos e fez o seguinte relato: "Daniel , hoje 20 de julho de 2012 a missa do Padre Cicero voltou a ser celebrada no patio da Capela do Socorro. Ainda não estão concluídas as obras do Roteiro da Fé ( veja próximo ao Memorial) porém os seus fieis invadiram o pátio e celebraram , como pode ser visto na imagem, um mar de gente orando e cantando e pedindo mais uma vez ao Padim: ..." Abençoai nossa terra, vosso santo Juazeiro..."esse é o canto de como todos os dias se canta nas renovações em inúmeras casas na nossa cidade , que próximo dia 22 completa 101 anos de emancipação politica . Viva o Padre Cicero Romão Batista!!!!! Viva seus romeiros, seu povo, sua fé e viva nossa cidade!"


Fonte: Portal de Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário