sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vacina contra dengue apresenta êxito durante realização de testes


Durante uma bateria de teste, com mais de 4.000 pacientes na Tailândia, uma vacina experimental produzida pela empresa francesa do ramo farmacêutico Sanofí Pasteur mostrou eficiência contra três dos quatro tipos da dengue. A empresa informou que os experimentos mostraram que houve uma resposta imune para os quatro sorotipos, mas não foi possível ter uma decisão quanto à eficiência de um deles. Segundo a empresa, os experimentos mostraram que houve uma resposta imune para os quatro tipos, mas ainda não foi possível bater o martelo quanto à eficiência de um deles.
A fabricante francesa quer criar uma vacina que seja capaz de imunizar contra todas as cepas virais. Os testes com a imunização nesse sentido continuam sendo realizados, e há um estudo ainda maior, com cerca de 31 mil pessoas de vários países, em andamento. A nova vacina usa um vírus atenuado, mas ainda vivo. Dentro do corpo, ele não chega a provocar a doença, mas faz o sistema imunológico responder com a produção de anticorpos. Se a pessoa for de fato infectada pela dengue em outra situação, seu organismo já terá a defesa memorizada, e não deixará o vírus avançar. Nos testes, a imunização é feita em três doses, que são tomadas com seis meses de intervalo.
A novidade animou os cientistas. "A vacina é um grande passo, mas é preciso que ela funcione para os quatro sorotipos", disse Alberto Chebabo, infectologista do hospital universitário da UFRJ. A Sanofí ainda apresenta cautela e, por enquanto, os dados do estudo não estão publicados em revista especializada e os tipos da doença com imunização eficaz não foram divulgados. A empresa informou que isso deve acontecer até o fim deste ano.




Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário