segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Centro Profissionalizante Aurélio Buarque de Hollanda será inaugurado na quinta

Mais de 500 vagas serão oferecidas a alunos de escola estadual e egressos da rede em cursos de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho

Será inaugurado na próxima quinta-feira (16), às 10h, o Centro Profissionalizante Aurélio Buarque de Hollanda, unidade voltada para a capacitação profissional de alunos de escola estadual e egressos da rede, principalmente, na comunidade. O centro, que passou por reforma e processos de adequações, está localizado no Conjunto Colina dos Eucaliptos, Tabuleiro do Martins, em Maceió. As aulas começam a ser ministradas na próxima segunda-feira (20).

Foram ofertadas, inicialmente, 510 vagas em cursos nas áreas de Hotelaria e Preparação Básica para o Primeiro Emprego; Ética e Cidadania e Qualidade no Atendimento, estes últimos tendo como foco a preparação do jovem para o primeiro emprego. Nestas capacitações, o aluno irá aprender como se portar numa entrevista profissional, elaboração do currículo e noções de atendimento.

Para a secretária-adjunta de Educação e coordenadora da Educação Profissionalizante da pasta e do Pronatec em Alagoas, Josicleide Moura, a inauguração do Centro é um grande passo dado pela Secretaria no investimento em capacitação para jovens que passaram pelas escolas estaduais. “A entrega do Centro é um momento gratificante, já que poderemos contribuir para o jovem que está deixando o ensino médio ter a qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho”, celebra a secretária.

O sucesso do Centro Profissionalizante pode ser percebido pela grande procura, com o preenchimento de todas as vagas nos cursos de hotelaria e a formação de uma lista de espera para turmas futuras. “É um grande avanço do governo em relação ao primeiro emprego. Nos cursos de hotelaria, já conseguimos garantir vagas de estágios em hotéis de Alagoas onde os alunos poderão ter a chance de serem inseridos no mercado de trabalho”, comentou Josicleide Moura.

Primeiro Emprego

A empresa Wilivro terá um papel importante neste novo momento da educação em Alagoas, com a oferta dos cursos de preparação para o primeiro emprego. O foco é a interação entre o estudante e a tecnologia, com atividades realizadas em computadores para fazê-lo se engajar ainda mais no avanço da informática.

“Essa parceria vem para somar, já que o aluno terá a oportunidade de aprender de maneira interativa ações que se tornaram fundamentais no mundo moderno, como cadastrar currículos em sites, interagir nas redes sociais. É preciso acompanhar a evolução e por isso a secretaria estará investindo nesse sistema”, finalizou a secretária-adjunta.

O diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, José Barboza Neto, comemora a inauguração do Centro e lembrou que além de todas essas ações, o aluno que participar dos cursos de capacitação terá a oportunidade de ter seu nome cadastrado no Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Além desse cadastro, vamos encontrar meios de viabilizar a emissão da carteira de trabalho para quem ainda não tem o documento”, conta.

A inauguração do Centro Profissionalizante Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira contará com a presença do secretário de Educação, Adriano Soares.

Matrículas e lista de espera

As vagas para o curso de hotelaria já foram preenchidas, mas de acordo com José Barboza Neto, ainda há ainda há disponibilidade de vagas para os cursos de preparação para o primeiro emprego.

Quem tiver interesse precisa ter, no mínimo, 16 anos, estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental em escola da rede estadual ou tenha concluído seus estudos na mesma rede de ensino. A matrícula deve ser feita no Centro de Educação, com a apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, duas 3x4, encaminhamento da escola ou associação comunitária. Os alunos menores de idade devem se matricular acompanhados dos pais ou responsável.

O telefone para informações é o (82) 3315-4143. O Centro está localizado no Loteamento Santa Amélia, Rua Projetada, Colina dos Eucaliptos, sem número.








Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário