domingo, 12 de agosto de 2012

Cresce número de jovens que admitem o uso da maconha

Estudo revela que 1,34 milhão de brasileiros fumam a erva diariamente
Ilustração

O número de jovens que admitem ser usuários de maconha está aumentando no Brasil. Essa é uma das constatações do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad), em 149 cidades de todos os estados brasileiros.

A pesquisa, realizada entre janeiro e março deste ano, realizou 4.067 entrevistas domiciliares com indivíduos a partir dos 14 anos de idade, e constatou que o Brasil tem 1,3 milhão de pessoas viciadas – que usam diariamente a maconha, considerada a substância ilícita mais consumida do mundo.

No primeiro levantamento, realizado em 2006, a proporção entre usuários adultos e adolescentes era de 1 para 1. Já no levantamento divulgado esta semana, aparece 1,4 adolescente para cada adulto usuário. Muitos deles são levados ao consumo pelo caminho da curiosidade ou pelo desafio de quebrar regras e extrapolar limites, comportamento bem característico da adolescência.

Foi aos 15 anos de idade que o professor de Educação Física L.S. (ele pediu para ter a identidade preservada, temendo reações negativas no trabalho) experimentou maconha pela primeira, por curiosidade e influência dos amigos do rock, com os quais se relacionava na adolescência.





Fonte: Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário