quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alunos de escolas estaduais levam mensagem de paz no 7 de Setembro

O desfile cívico-militar da Independência, que acontecerá na próxima sexta-feira, feriado de 7 de setembro, na Avenida da Paz, em Jaraguá, contará com a participação de centenas de estudantes da rede pública estadual, que levarão à avenida a mensagem de paz. O grupo integrará o pelotão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar, que tem como lema “nossas crianças de bem com a vida, resistindo às drogas”.

Vestindo camisas com a logo do programa e com a frase: “Quem Ama Alagoas, Constrói a Paz”, tema principal do Plano Brasil Mais Seguro lançado numa parceria dos Governos Estadual e Federal, os estudantes seguirão pela avenida juntamente com pessoas de outras gerações, um encontro que acontece pela primeira vez no evento.

Dois ônibus serão disponibilizados para transportar alunos, com idades entre 11 e 16 anos, das Escolas Estaduais Moreira e Silva, Princesa Isabel e Afrânio Lages, instaladas nas dependências do Centro de Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Além deles, estudantes de escolas públicas do Litoral Norte de Alagoas se juntarão ao tradicional desfile de 7 de setembro.

O ponto alto da participação do grupo promete ser o pedido de paz pelos adolescentes. Munidos de rosas, eles estarão distribuindo-as à população que acompanhar a programação do evento, numa demonstração de que somente unida e consciente a sociedade pode conseguir transformar a realidade.

A coordenadora do Proerd, tenente-coronel Valdenize Ferreira, enfatiza que a presença dos alunos no desfile mostrará o quanto é importante ver jovens integrados nas ações de combate à violência em Alagoas. “Vamos mostrar que os adolescentes também podem fazer sua parte, contribuindo para a formação da paz, com atitudes que demonstram a intenção de construir uma Alagoas diferente para se viver”, colocou.

Já para a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Dantas, esse momento de integração dos alunos do Proerd no desfile demonstra o comprometimento do Estado nos trabalhos desenvolvidos com os jovens para que sejam mantidos longe das drogas e, consequentemente, combatendo a violência.

“São trabalhos desenvolvidos com os estudantes nas escolas com o foco no combate às drogas que conquistam resultados positivos. Nossos adolescentes se envolvem nas atividades e são conscientizados, adquirem responsabilidade e são mantidos afastados destes problemas. E são eles quem irão disseminar a cultura da paz, mostrando que é possível viver e conviver de forma harmoniosa na sociedade”, finalizou.

O desfile está programado para ter início às 8 horas e a estimativa da organização é de que cerca de 3.500 integrantes de 27 instituições militares e civis desfilem na orla da Avenida da Paz. Polícia Militar, Exército, Cavalaria, Força Nacional, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Polícia Rodoviária Federal (PRF) são algumas das alas que integrarão o desfile.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário