domingo, 2 de setembro de 2012

Pesquisadores criam mandioca que ajuda a prevenir o envelhecimento

Nova variedade chamada de upira foi estudada durante dez anos. Além de rica em vitamina A, espécie é mais resistente a doenças e pragas.

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (ATIMOP) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel, no oeste do estado, desenvolveram uma espécie de mandioca rica em betacaroteno, conhecida como vitamina A. Ela é mais amarelada e ajuda a prevenir o envelhecimento. A variedade chamada de Upira foi desenvolvida durante dez anos.

Além de mais resistente a doenças e pragas, cada pé chega a ser 40% maior do que a qualidade tradicional. “Não que você vai suprir o seu corpo de vitamina A comendo somente essa mandioca, mas ela, com certeza, ela pode ajudar”, garante o técnico do Iapar Mário Takahashi.

Segundo os pesquisadores, outra vantagem é que a mandioca cozinha em apenas 15 minutos. Outras variedades demoram o dobro disso. “Eles aliaram o bom sabor como, também, a qualidade da raiz da mandioca e, também, a questão da produtividade para que quem a produz também tenha um bom resultado e que tenha uma alta produtividade no seu quintal”, diz Sigmar Herpich, que também é técnico agrícola.





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário