segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Panorama: sete dos 12 estádios da Copa passam de 50% de conclusão

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília rompem barreira a menos de dois anos para o Mundial no Brasil



O avanço nas obras da Arena Corinthians, que chegou a 52% de conclusão em setembro, determinou um dado importante na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Até o momento, mais da metade dos estádios do torneio passaram de 50% da obra total. Sete das 12 cidades já romperam a barreira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília.
O número poderia ser maior, mas houve nova mudança nas informações divulgadas pelo Atlético-PR sobre a Arena da Baixada, em Curitiba. O GLOBOESPORTE.COM faz um panorama mensal das obras da Copa desde outubro de 2011, com dados fornecidos pelos comitês de cada cidade-sede. No primeiro mês, o Furacão considerava a obra 50% pronta. A partir de abril deste ano, a conta mudou para 52%. Agora, com alterações no projeto inicial - com a inclusão, por exemplo, da instalação de uma cobertura retrátil -, o clube adotou 45%.
Responsável pela obra mais adiantada, Fortaleza decidiu antecipar a entrega do Castelão para o próximo dia 15 de dezembro. O estádio cearense terminou setembro com 88% de conclusão.
Se a situação em Fortaleza está adiantada, Manaus corre contra o tempo e divulgou que a data de conclusão da Arena da Amazônia será atrasada: a expectativa agora é que o estádio fique pronto apenas em dezembro de 2013, seis meses depois do previsto.
Em Brasília, o comitê local acertou a compra de 75 mil cadeiras que serão instaladas no Estádio Nacional Mané Garrincha por R$ 10.872.452,00. O secretário extraordinário da Copa em Brasília, Cláudio Monteiro, garantiu ainda que a arena será inaugurada em 31 de dezembro, mas reconheceu que o gramado só estará disponível em fevereiro de 2013.
O mês de outubro será fundamental para Recife e Salvador, que ainda aguardam definição da Fifa sobre a participação na Copa das Confederações no ano que vem. A entidade revelou que anunciará no início de novembro a tabela final do torneio, com ou sem as cidades. Mas, durante setembro, houve uma pista sobre a confirmação das sedes: as vendas oficiais de camarotes do torneio incluem as capitais de Pernambuco e Bahia, assim como as já confirmadas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.


Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário