segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Universitários brasileiros vencem competição de matemática no México

Evento reuniu 52 estudantes de 14 instituições de ensino superior. Concorrentes eram da Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador


Equipe que participou da olimpíada de matemática no México 
Quatro estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na 4ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que foi realizada entre os dias 1 e 5 de outubro na cidade de Guanajuato, no México.

A equipe, selecionada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, formada pelos estudantes Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio, do Institutto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Renan Henrique Finder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Davi Lopes Alves de Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistou quatro das seis medalhas de ouro distribuídas na competição. O Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviou uma equipe de quatro estudantes, conquistando ao todo uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A competição contou este ano com a participação de 52 estudantes que representaram 14 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador. Foram dois dias de prova, com três problema cada, com duração de 4h30 por dia.

Para o professor Carlos Gustavo Moreira do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), líder do grupo, o Brasil está criando uma tradição ao se destacar nas competições de matemática. "Tanto nas competições para nível médio como para universitários, o Brasil tem conquistado resultados expressivos, inclusive nas disputas internacionais."



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário