segunda-feira, 5 de novembro de 2012

União dos Palmares é o primeiro município alagoano a criar um plano para o setor


O município de União dos Palmares torna-se o primeiro do Estado a aprovar um Plano Municipal de Cultura. Além de criar seu plano, o município – conhecido como a Terra da Liberdade - tem tido um papel vanguardista na aprovação dos marcos legais da cultura, tornando-se uma referência para outros municípios alagoanos.
A I Conferência Municipal de Cultura que aconteceu nos dias 15 e 16 de junho deste ano foi o momento crucial para o debate entre o poder público e a sociedade civil organizada para elaboração de propostas e diretrizes visando à construção do plano para o decênio 2013/2022. Foi um trabalho liderado pela Secretaria de Cultura tendo como parceiros o Conselho Municipal de Cultura e as entidades culturais.
“O Plano Municipal de Cultura é uma ferramenta, portanto, que foi constituída com a mais ampla participação popular, de forma transparente e democrática. É importante também ressaltar que a sua constituição como Lei Municipal vai consolidar a adesão do município de União dos Palmares junto ao Sistema Nacional de Cultura, onde já aderimos no ano de 2011”, afirma o secretário municipal de Cultura, Élson Davi.
Os objetivos do plano são: Sistematizar os programas e ações das políticas públicas para a cultura em União dos Palmares; elencar um conjunto de ações futuras para uma perspectiva de dez anos; cumprir os procedimentos para adesão ao Sistema Nacional de Cultura; proporcionar aos cidadãos palmarinos oportunidades de participar cada vez mais e em melhores condições da vida cultural e artística do município.
“No governo União Cada Vez Melhor as ações culturais foram amplamente discutidas, apoiadas e mantidas. Projetos, programas, leis, monumentos históricos e culturais foram construídos, criados e mantidos com apoio do prefeito Areski Freitas. O plano vem consolidar e ampliar as políticas públicas para a cultura, além de fortalecer todo o conceito e a valorização de nossas raízes, história e riqueza cultural”, finaliza Élson.
A apresentação oficial do Plano Municipal de Cultura de União dos Palmares está marcada para a noite de sexta-feira, dia 9, a partir das 19 horas, no auditório do Centro Administrativo Doutor Antonio Gomes de Barros.


Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário